adiada

VÍDEO: licitação para revitalizar a Gare da Estação ficará para 2020

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Não é de hoje que os problemas estruturais da Gare da antiga Viação Férrea - patrimônio histórico municipal, estadual e nacional - são motivos de reivindicação por melhorias. A expectativa é por uma solução definitiva para o espaço que já foi símbolo de desenvolvimento, mas que, hoje, dá lugar à degradação e ao vandalismo. Uma proposta é passar a gestão do local para a iniciativa privada por meio de edital.

VÍDEO: ''me redescobri trabalhando aqui dentro', diz apenado que ajudou a reformar celas

Para isso, a prefeitura lançará, em 2020, uma licitação. O edital deveria ter sido publicado neste ano, mas os trâmites para a realização do certame ainda estão sendo finalizados. Os detalhes sobre o assunto ainda não foram divulgados, mas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação informou que a ideia é que a licitação seja lançada ainda no primeiro semestre de 2020, e que "a energia, neste momento, está sendo colocada na elaboração desse projeto".

A área da antiga Viação Férrea foi concedida à prefeitura pela União. No entanto, foi entregue já em condições de abandono e de má conservação. Com a licitação, o Executivo quer dar nova vida ao espaço, reforçando o valor cultural e histórico da estrutura. Além da possibilidade de realização de eventos, a prefeitura pediu - e ganhou -, em julho deste ano, a autorização para ampliação das atividades econômicas no local, o que viabilizará a promoção de eventos comerciais, e não somente culturais, que possam garantir a sustentabilidade e manutenção da Gare.

Espetáculo gratuito do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti acontece neste sábado

A intenção é que a empresa que assumir reforme todo o prédio e possa explorar comercialmente o espaço, ou como um centro de compras, ou com bares e restaurantes, por exemplo, além de manter atividades culturais, de inovação e tecnologia.

POTENCIAL
O Mercado da Vila Belga, antigo Mercado Público, foi o pioneiro dentro da iniciativa privada a voltar os olhos para a Gare. Inaugurado em junho de 2018, o empreendimento passa, atualmente, por reformas físicas e conceituais. A mudança do nome, por exemplo, faz parte da estratégia de aproximação com a comunidade. A ideia é transformar o local em referência histórica, cultural e turística. Por isso, a direção do Mercado aguarda ansiosamente pelo lançamento desse edital.  

- Nós fomos os primeiros empreendedores a acreditar no centro histórico. Com o tempo, esse lugar ficou esquecido. Essa licitação vem para nos ajudar a explorar cada vez mais. Nós gostamos de cultura e história, queremos isso da nossa Santa Maria - destaca Everaldo Trilha, diretor do Mercado da Vila Belga.

VÍDEO: Amigo Secreto do Diário leva sorrisos para idosos e crianças

De acordo com Trilha, parte da iluminação existente hoje na Gare foi bancada pelo Mercado. Caso o edital abra a possibilidade de exploração comercial, o próprio empreendimento pretende participar da licitação.

- Mas, independentemente de quem assuma, vai atrair novos empreendedores. Vai trazer tudo isso para este lado da cidade que, na verdade, é a história de Santa Maria - conclui.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ação fará fotos de pets com personagens de Star Wars

Próximo

Trecho de rua do centro de Santa Maria é liberado

Geral